Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Geral

Radar do Poder – Capítulo 8

Os bastidores da política no sul e sudeste do Pará: vereador de Canaã faz curva à direita, Josemira em destaque no Pará, Helder vai precisar da direita do sudeste, Passarinho Redencense, Cássio da VS-10 na mira da cassação, salários atrasados em Itupiranga, Arnaldo cresce em Rondon do Pará, direita

Radar do Poder – Capítulo 8
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Vereador faz curva à direita

O vereador Cleverson Zajac (MDB) de Canaã dos Carajás faz acenos claros ao forte movimento de direita que existe no município. Na última semana, o vereador esteve em Brasília e participou do movimento que pressionou o congresso pela não aprovação do PL das Fake News. O parlamentar ainda posou com nada menos que o senador Flávio Bolsonaro, o 01, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Excelente conciliador político, qual seria o plano de Cleverson ao se aproximar deste eleitorado?

A direita no sudeste do Pará

A direita no sul e sudeste do Pará continua sendo um dos fatores mais decisivos nas eleições da região. Por conta disso, o governador Helder Barbalho, que é considerado por essa massa um homem de esquerda, pode ter dificuldades nas eleições municipais do ano que vem. Em 2022, o gestor estadual foi reeleito ainda no primeiro turno, mas teve dificuldades no sudeste do Pará e isso pode pesar em 2024. Como prefeituras da região são importantes estrategicamente para Helder, talvez seja a hora de construir pontes com o conservadorismo.

Passarinho redencense

E por falar em direita no sudeste do Pará, o deputado federal Joaquim Passarinho recebeu o título de Cidadão Redencense, entregue pela Câmara Municipal de Redenção. O parlamentar também transferiu o seu título de eleitor para o município, o que causa certa estranheza, visto que a capital Belém é o seu principal reduto eleitoral. O movimento é, na verdade, uma ação política visando fortalecer bases eleitorais de Passarinho na região, bem como fomentar ainda mais o movimento conservador da localidade. Sim, Passarinho e seu forte grupo político de Redenção estão mirando as eleições do ano que vem e o município é estratégico.

Mal chegou e já pode sair

Foi protocolado na Câmara Municipal de Parauapebas um pedido de cassação do mandato do vereador Cássio da VS-10. Segundo informações, o parlamentar teria invadido um reservatório de água, quebrado um registro de água e enchido um carro pipa para favorecer amigos. Por conta disso, muita gente acabou ficando sem água. Invasão de propriedade, vandalismo e improbidade administrativa seriam as justificativas para a cassação. Vale lembrar que Cássio é substituto de Aurélio Goiano, vereador que foi cassado pela mesma Casa de Leis de Parauapebas.  

Manifesto de mobilização pública

Ativo em Brasília, Keniston Braga recolheu assinaturas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas do sul e sudeste do Pará para o lançamento de um manifesto de mobilização pública. O documento, que deve ser entregue ao ministro Renan Filho, pede que o governo federal recupere de forma emergencial as rodovias BR-155 e BR-158. O manifesto também solicita que o processo de privatização das duas rodovias seja acelerado.

Jacundá x Goianésia e Rondon

Vereadores do município de Jacundá iniciaram uma briga grande com os municípios de Goianésia e Rondon do Pará e a disputa promete ser duradoura. Os parlamentares querem que as regiões de Porto Novo, Açaizal e Pitinga sejam reanexadas ao território de Jacundá. Os moradores dessas localidades sofrem com a falta de investimentos e com a distância das sedes administravas dos municípios em questão. As regiões, que já pertenceram a Jacundá no passado, continuam tendo o município como referência e querem voltar ao território. Primeira audiência pública territorial está marcada para 19 de maio.

Benjamin, o atrasado

Servidores comissionados e contratados de Itupiranga ainda estão sem receber os proventos referentes ao mês de abril. Os valores deveriam ser pagos até o dia 5 de maio, mas estão atrasados. Somente os servidores concursados receberam pagamentos. De acordo com a Prefeitura de Itupiranga, os pagamentos estão agendados para o dia 10. Faltando 18 meses para eleições tão acirradas, selecionar quem recebe os pagamentos não é lá uma boa para o prefeito Benjamin Tasca.

Nos braços do povo

Quem está sorrindo de orelha a orelha é Arnaldo Rocha, ex-prefeito de Rondon do Pará. Com a impopularidade de Adriana Andrade, atual prefeita, cada vez mais latente, Arnaldo segue ganhando o apoio de importantes categorias, como os professores do município. A esmagadora maioria dos educadores está com Arnaldo, bem como a turma do agronegócio, que anda revoltada com a atual mandatária. Rocha está voltando pra casa, dizem.

Josemira em destaque

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, está se tornando figura política influente no estado do Pará. A gestora concedeu entrevista esta semana a Marcelo Marques, o Bacana News, grande comunicador paraense. Em pauta, o trabalho de Josemira em Canaã, economia, turismo e muito mais. A gestão da prefeita chama a atenção nos grandes centros do Pará e isso traz visibilidade para Canaã.

Uma direita organizada em Parauapebas

O pré-candidato a prefeito em Parauapebas, Hipólito, que foi candidato a deputado estadual em 2022 e obteve quase 20 mil votos, é parceiro do deputado federal Caveira, eleito ano passado. O parlamentar enviou emenda de R$ 300 mil ao Fundo Municipal de Saúde de Parauapebas, e o valor foi anunciado por Hipólito nas redes sociais. Sabendo do grande apelo bolsonarista na cidade, Hipólito e outros se organizam para concorrer às eleições do ano que vem contra o que chamam de “sistema”.  

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!