Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Política

Radar do Poder – Capítulo 26

Bastidores da política no sul e sudeste do Pará: o tour de Josemira Gadelha, Antônio do Lanche deixando a política?, Laane Barros: botina, fivela e trabalho, muita gente sem moral com o gov, Helder no sul do Pará, Claudinei Borges marcando território, Sebastião caiu pra dentro em Marabá

Radar do Poder – Capítulo 26
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Canaã 29 anos

A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha (MDB), reuniu lideranças politicas do município para um tour guiado por obras de sua gestão. De ônibus, dezenas de apoiadores da gestão visitaram as obras do governo canaense, que seguem a todo vapor. O tour marcou o início das comemorações de 29 anos da Terra Prometida.

Canaã 29 anos II

Leia Também:

Canaã dos Carajás comemora 29 anos de emancipação político-administrativa na próxima quinta-feira (5). Na data, será realizada a sétima edição da Fenecan, evento de natureza econômica que movimenta toda a região há muitos anos. Josemira deve ser a anfitriã de prefeitos de várias cidades do sul e sudeste do Pará e o governador Helder Barbalho também deve estar presente nas celebrações.

Informação de bastidor

Circulou a informação nos bastidores da política local que o vereador Antônio do Lanche não vai disputar as eleições de 2024 em Canaã dos Carajás. O parlamentar deixaria o cargo após quatro anos e apoiaria seu filho na disputa. O vereador foi questionado, mas não comentou o caso.

Laane Barros, a prefeita mulher

A prefeita de Piçarra, Laane Barros (MDB), calça botina, usa cinto de fivela e sabe colocar em ordem o município. Além disso, puxou a responsabilidade para si e tratou de assinar o pedido do asfaltamento entre a Vila Armazém Castro e Vila Nova e as obras logo vão começar. Mas, além disso, apresentou o pedido de asfaltamento do trecho da PA-477 de Piçarra até a Vila Monte Santo.

Laane Barros a prefeita mulher II

Durante o evento de lançamento do asfalto da PA-477, na última sexta (29), Laane soube conduzir e fez questão de agradecer o seu fiel amigo e parceiro Wagne Machado (MDB), atual secretário de estado, que não esteve no evento, mas foi lembrado, aplaudido e, na mesma hora, um vídeo ganhou as redes sociais de todo o Pará enaltecendo o ex-prefeito. Dando honra a quem merece honra, Laane Barros sempre manteve a postura e gratidão a Wagne.

Sem moral com o gov

Ainda falando de inauguração da PA-477, o governador Helder Barbalho e secretários de governo deram pouca atenção ao prefeito da cidade de São Geraldo do Araguaia. Uma pré-agenda que circulou foi mudada pela equipe de governo e depois lançada outra que tirou e distanciou ainda mais Jefferson Oliveira do berço do governador. Pelo que se viu, Jefferson não terá apoio nenhum do governador em sua reeleição.

Sem holofotes

Alguns políticos e pretensos candidatos a prefeito da região estiveram no evento. Mas, com pouca visibilidade, como foi o caso da prefeita Iara Braga (Sem partido), de Eldorado do Carajás, do empresário Amarildo Paulino, de Xinguara, de Edilson da Emater, ex-prefeito de São Geraldo do Araguaia, e da prefeita Elizane Soares (MDB), de São Domingos do Araguaia. Os que estão no poder amargam rejeição e outros que estão fora, não estão bem politicamente. Com isso, o cerimonial fez questão de apenas agradecer a presença e olhe lá.

Helder no sul do Pará

Helder Barbalho (MDB) fez questão de demonstrar pouco afeto a alguns prefeitos e prefeitas da região durante a inauguração. Se olharmos bem as redes sociais, iremos compreender que o governador está chateado com muitos gestores. Não sabemos se por acordos não cumpridos, se pela rejeição dos gestores ou se por estar se preparando para tomar o partido e apoiar outros nomes nos municípios. No entanto, o Radar soube que tem prefeita da região que não consegue espaço na agenda do governador há 6 meses. Por que será?

Claudinei Borges marcou território

Quem anda cheio de moral na política é Claudinei Borges (MDB), pré-candidato a prefeito de Floresta do Araguaia. Caminhando e dialogando muito nos bastidores, Claudinei está trabalhando para ser eleito em 2024. Em sua base, produtores rurais, sindicatos, associações e a juventude Floresta. Algumas intervenções feitas por ele surtiram efeitos positivos, dentre os quais, encampou uma luta em defesa do consumidor de energia. O homem tratou logo de pedir uma subestação de energia e denunciou a Equatorial ao Ministério Público.

Sebastião ‘caiu pra dentro’

O prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD), parece que resolveu se engajar na pré-campanha do vice Luciano Dias (Republicanos). A decisão contrasta com o perfil de Tião, que nunca foi de gastar muita sola de sapato por ninguém na política. Há quem diga que Luciano não decola, mas Tião reafirmou que ele é nome do grupo.

Vai, não vai

Por falar em Marabá, a semana passada foi movimentada na Terra de Francisco Coelho. Depois de João Salame cravar que o deputado estadual Chamonzinho (MDB) já havia comunicado o início de sua campanha para prefeito, o Bacana, de Belém, publicou que o parlamentar não havia confirmado se disputaria ou não o pleito de 2024. Ficou o maior climão em Marabá e, ao que parece, tudo está em aberto.

Política na BR-222

O ex-prefeito de Abel Figueiredo, Hidelfonso Abreu, se filiou ao MDB para disputar as eleições mais uma vez. Ao que tudo indica, o vice de Hidelfonso será do PT. A chapa deve bater de frente com Antônio Calhau (União Brasil), que venceu Hidelfonso por apenas 81 votos em 2020. A disputa vai ser boa.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO
 

A Equatorial Energia Pará informa que ainda não foi notificada pelo Ministério Público sobre a referida denúncia e reforça que está à disposição para apresentar todos os esclarecimentos necessários sobre os serviços prestados em Floresta do Araguaia destacando, ainda, que atua de acordo com a legislação do setor elétrico.

Em tempo, a Distribuidora acrescenta que no mês de setembro seus representantes estiveram no município de Floresta do Araguaia realizando diagnósticos e levantamentos sobre oportunidades de melhorias no fornecimento de energia elétrica para os clientes da cidade.

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!