A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, cumpriu promessa de campanha nesta terça-feira (6) e assinou convênio que vai garantir a quitação das casas populares do município. Na prática, 933 famílias não têm mais dívidas com a Caixa Econômica e o governo municipal vai assumir todas as parcelas que estão em aberto das residências, mesmo as atrasadas. A ação de Josemira Gadelha é inédita, histórica e vai impactar diretamente a vida de quase 4 mil pessoas.
No entanto, o movimento vai muito além da realização de sonhos e do cumprimento de promessas eleitorais. Batizado de “A Casa é Sua”, o projeto da prefeita vai promover um impacto positivo e milionário na economia do município.
A equação é simples: sem parcelas de residência para pagar, o habitante das unidades populares vai ter orçamento sobrando. Em se tratando de moradores locais, não há a menor possibilidade da fuga de capital e o dinheiro sobrando será utilizado no comércio local, nos mais variados segmentos.
Levando em conta a parcela média de R$ 100,00 da moradia popular, a expectativa é que quase um salário-mínimo por família seja economizado todos os anos. Com dinheiro a mais no bolso, o consumo vai aumentar: algo em torno de R$ 1.100.000,00 por ano na economia local.
Supermercados, açougues, farmácias, postos de combustível, lojas de roupa e construção civil devem sentir os impactos no espaço mais curto de tempo. Também deve crescer o setor de serviços: salões de beleza, estética, educação, qualificação profissional e vendas em geral.
Outro ponto a se destacar é que comércios devem ser atraídos nos próximos anos para o entorno do Residencial Canaã, graças ao aumento do poder de compra das famílias. Novas empresas representam geração de emprego e renda; todos saem ganhando.
Comentários: