Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Canaã dos Carajás

Quem são os 50 candidatos a vereador mais votados da história de Canaã dos Carajás

Levantamento inédito feito pelo Gazeta Carajás analisa os campeões de voto na Terra Prometida desde as eleições de 2000. Confira o ranking dos mais votados e se surpreenda. Há políticos entre os mais votados que jamais foram eleitos

Quem são os 50 candidatos a vereador mais votados da história de Canaã dos Carajás
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Gazeta Carajás fez um levantamento inédito na região sul e sudeste do Pará. Analisando milhares de dados obtidos desde os anos 2000, o portal elaborou um ranking dos candidatos a vereador mais votados na história da Terra Prometida. Os dados compilados pelo Gazeta levam em conta toda a história eleitoral do legislativo canaense, exceto as eleições de 1996, a primeira de Canaã. Os dados foram obtidos no Tribunal Superior Eleitoral do Brasil.

Desde os anos 2000, Canaã dos Carajás já teve 653 candidatos ao parlamento municipal. Destes, 64 foram eleitos pelo voto direto ou por coeficiente eleitoral.

À medida que o município cresceu de tamanho, o número de candidatos ao parlamento também cresceu bastante. Em 2000, Canaã teve apenas 62 candidatos nove cadeiras na Câmara.

Publicidade

Passados quatro anos, o município teve 82 candidatos disputando as mesmas nove cadeiras. Número que se repetiu em 2008.

Em 2012, o número cresceu bastante. Nada menos que 113 candidatos lutaram por uma das 11 cadeiras disponíveis. Em 2016, mais gente na disputa: 123 candidatos para 13 cadeiras legislativas.

Em 2020, veio o recorde: 191 candidatos querendo sentir o doce do poder na boca. Isso para as 13 vagas em disputa.

Os mais votados

Em 2000, o candidato mais votado para vereador foi nada menos que Zito Augusto Correia (228).

Em 2004, Dermivaldo Pereira da Costa, o Pingo, ocupou o primeiro lugar na preferência popular (613). Em 2008, Omilton Ricardo foi o mais votado (626). Em 2012, João Batista Gustavo obteve mais votos (1105).

Em 2016, o mais querido foi Dionísio Coutinho (1722). Em 2020, o irmão de Dionísio, Dinilson José foi o mais votado (1206).

Os mais eleitos

 Ser eleito vereador é uma missão difícil, porém honrosa quando se mostra exitosa. Se ser eleito uma vez é bom, imagina vencer cinco eleições. O dono do notável feito é Walter Diniz Marques, que foi eleito entre os anos de 2000 e 2016.

Quem também é forte na política canaense é o vereador Chefinho, que venceu por quatro vezes a disputa por uma cadeira na Câmara de Canaã.

Alguns parlamentares municipais conquistaram o tricampeonato e devem se orgulhar do feito. Pingo, Tatiane do Posto, Junior Garra e Mario Alves, o Penteado, venceram três vezes a disputa.

Bem votados, mas jamais eleitos

Entre os 30 candidatos a vereador mais votados de todos os tempos em Canaã, chamam atenção três nomes. Welber Gyanny, Marcos Paulo e Jailson Almeida obtiveram, respectivamente, 1375 votos, 1315 votos e 1058 votos, mas jamais foram eleitos parlamentares em Canaã.

Os três estão a frente de nomes como Jean Carlos Ribeiro, Omilton Ricardo e Ailson Alves, que já foram presidentes da Casa de Leis.

Ranking geral

Somando a votação de cada um dos candidatos em todas as eleições realizadas em Canaã, o ranking dos mais votados foi elaborado.

Abaixo, os 50 com mais votos na história do município. Veja em que colocação está o seu candidato favorito.

 

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!