O município de Canaã dos Carajás avança na sustentabilidade com a aquisição de um equipamento moderno para o tratamento de resíduos da construção civil (RCC) e galhadas do serviço de corte e poda da arborização urbana. A máquina tem capacidade para triturar os resíduos em diferentes granulometrias, separar o metal e permitir a destinação correta do material processado para compostagem, reciclagem e construção civil. A apresentação do equipamento foi realizada nesta segunda-feira (3), na usina de asfalto.
Em todo o país, apenas quatro municípios possuem esse mecanismo, e Canaã é um deles. O equipamento foi adquirido pela Secretaria Municipal de Obras (Semob). O secretário da pasta, Lindomar Vieira, explicou a importância desse maquinário. “É muito importante essa máquina para o nosso município. Todo o entulho de construção e galhadas será triturado, reduzindo o lixo que vai para o aterro sanitário”, pontuou.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Marcus Vinicius Nascimento, destacou os benefícios desse mecanismo: “Resíduos da construção civil e de poda oferecem um volume muito grande e ocupam muito espaço. Quando você trata esses resíduos e permite que eles sejam reutilizados, seja na compostagem ou na construção civil, você reduz a quantidade de resíduos que vai para os aterros. Isso faz parte do ciclo de vida dos produtos, melhora a qualidade ambiental, diminui o desperdício e garante uma utilização racional dos recursos naturais”, afirmou.
O secretário municipal de Produção Rural, Diógenes Canário, que também esteve presente na apresentação da máquina, ressaltou como o equipamento vai ajudar no desenvolvimento da agricultura: “No que tange à produção rural, a máquina vem contribuir na medida em que produz resíduos orgânicos, que serão utilizados na produção de mudas e na construção de hortas comunitárias. Então, essa máquina não é somente uma máquina, é um sonho realizado que ajudará o município a seguir nos trilhos da sustentabilidade”, concluiu.
Veja os benefícios para o meio ambiente e a comunidade:
Redução da quantidade de resíduos no aterro controlado– O processamento dos resíduos permitirá a reutilização de parte do material, diminuindo o volume de lixo enviado para o aterro sanitário, contribuindo para a sua preservação e para a qualidade do solo e da água, em obediência à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Promoção da reciclagem– A separação do metal dos demais resíduos possibilitará a sua reciclagem, reduzindo a necessidade de extração de novos recursos naturais e promovendo a economia circular.
Destinação correta das galhadas- As galhadas provenientes do serviço de corte e poda da arborização urbana poderão ser processadas e utilizadas na compostagem, gerando adubo orgânico para utilização em áreas verdes e jardins do município.
Diminuição do impacto ambiental- O tratamento adequado dos resíduos contribuirá para a diminuição da poluição do ar e do solo, além de prevenir a proliferação de vetores de doenças.
Compromisso com a sustentabilidade- A aquisição do novo equipamento demonstra o compromisso da Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. A Administração Municipal continuará investindo em ações que contribuam para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte/Créditos: Safira Pinho - Ascom/PMCC
Créditos (Imagem de capa): Carol de Andrade
Comentários: