Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Geral

Pará é destaque em ranking nacional de competitividade em Segurança Pública

Ferramenta de avaliação visa oferecer ao setor público as soluções já utilizadas no setor privado para apoiar líderes da gestão pública em tomadas de decisões

Pará é destaque em ranking nacional de competitividade em Segurança Pública
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Pará alcançou um salto significativo, nos últimos quatro anos, no ranking de Competitividade dos Estados, no quesito Segurança Pública, quando comparado com o ano 2019: o estado saiu da 21ª posição para a 13ª em 2023, de acordo com dados divulgados pelo Centro de Liderança Política (CPL). A publicação foi criada com o objetivo de oferecer aos gestores públicos as soluções já utilizadas no setor privado que ajudarão a nortear e avaliar ações no âmbito da sustentabilidade, além de apoiar os líderes públicos brasileiros na tomada de decisões.

Segundo a pesquisa, a área da segurança é o pilar que recebe o maior peso – 12,7% – entre os outros nove temas, como: educação, solidez fiscal, infraestrutura, capital humano, inovação, sustentabilidade ambiental, eficiência da máquina pública, inovação, sustentabilidade social e potencial de mercado. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), Ualame Machado, fala sobre a evolução do estado e a importância em constar, com índices positivos, nos estudos nacionais que avaliam a Segurança Pública no país.

Publicidade

“Esse ranking de competitividade, feito pela Centro de Liderança Política (CPL), aplica critérios de empresas privadas ao serviço público e analisa 10 critérios, sendo Segurança Pública um deles. Nos indicadores contam também educação e infraestrutura. Já no critério específico de Segurança Pública, o estado ficou em 13º, sendo que já constamos na 15ª posição no ano de 2022, e em 2019 já fomos o 21º. Um dos indicadores de avaliação diz respeito aos crimes de homicídio e contra o patrimônio, sendo estes os dados em que estamos conseguindo redução de forma constante, mantendo a estabilidade dos números no estado”, pontuou o titular da Segup. 

Destaques - O Pará ganhou destaque também no ranking em relação à região Norte, saltando da 6ª posição, em 2019, para a 1ª posição, em 2023, entre os estados do Norte do país. No quesito déficit carcerário, o estado também se destacou, ocupando hoje a 8ª posição no ranking, quando já esteve, em 2019, na 17ª posição. 

 Outro aspecto relevante apontado pela pesquisa é quanto à Qualidade da Informação de Criminalidade. No âmbito nacional, o Pará ocupa a 5ª posição. Já em relação à região Norte, ele é o 1º colocado entre os estados do Norte do Brasil.

“A segurança pública tem impacto importante em todos os setores e na vida da população. Os dados mensuram a quantidade de vagas carcerárias, sendo que nesse ano conseguimos subir nosso nível no ranking, assim como na análise de processo judicial e a qualidade da informação criminal, em que alçamos uma posição muito positiva, o que demostra a confiabilidade dos nossos dados e a transparência da informação”, ressaltou Ualame Machado.

O investimento em tecnologia, estratégia de atuação e trabalho integrado são alguns dos pontos que destacam a classificação do Pará, como destaca também o titular da Segup.

“Este é um trabalho realizado de forma integrada com os demais órgãos de segurança. Nos últimos cinco anos, conseguimos implantar uma estratégia baseada em investimento, inteligência e integração, que aumentou o nosso potencial de atuação para o melhor enfrentamento da criminalidade no estado, e desta forma, melhorar cada vez mais nossos índices e aumentar a sensação de segurança para a nossa população”, finaliza Machado.

(Agência Pará)

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!