Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Geral

Onda de calor: Prefeitura faz alerta para evitar incidência de queimadas em Canaã

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, esta será a semana mais quente do ano

Onda de calor: Prefeitura faz alerta para evitar incidência de queimadas em Canaã
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O aumento da temperatura anunciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para esta semana é um alerta para a população de Canaã dos Carajás, pois a região sul do Pará foi apontada no relatório de previsões como uma das que serão mais afetadas pela onda de calor. De acordo com o INPE, a temperatura máxima pode chegar a até 42°C nos próximos dias.

De acordo com a nota técnica do INPE, as temperaturas máximas previstas para o horário das 15h estarão significativamente elevadas em grande parte do país, com destaque para áreas do sul da região Norte e regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul - nestes locais, várias cidades podem registrar máximas superiores a 40°C, especialmente entre a próxima quinta-feira (21)) e domingo (24).

A baixa da umidade é uma das consequências do aquecimento. De acordo com a análise meteorológica, um núcleo de alta pressão na troposfera média atua no centro do país tomando conta das regiões afetadas. Neste sistema, a ausência de nebulosidade favorece o aumento da incidência de radiação solar, que, além de aumentar as temperaturas, prejudica a qualidade do ar com a umidade atingindo valores inferiores a 20%. Esta condição de tempo será a mais quente do ano.

Publicidade

Com o tempo seco, o risco de queimadas em terrenos e lotes aumenta, o que pode causar graves consequências, como incêndios florestais e danos à propriedade privada. Por isso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tem realizado uma campanha de combate a queimadas desde junho deste ano.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Dionizio Coutinho, a orientação é que a população não realize queimadas, pois essa prática é um crime ambiental conforme a Lei Municipal 132/2006. “Nós sabemos que a cultura do fogo é antiga e está arraigada nas pessoas e não é fácil mudar esse conceito. Muitas vezes as pessoas pensam que isso é a solução e aí eles não conseguem fazer o controle do fogo porque a gente não consegue ir contra a força da natureza e aí acontecem os incêndios de grande proporção.”, alerta.

No último domingo (17), a brigada da SEMMA foi acionada para combater um incêndio em um lote no bairro Novo Brasil, que se espalhou rapidamente e quase atingiu diversas casas. As equipes de combate chegaram a tempo e conseguiram evitar uma tragédia.

Outro foco que gerou grande devastação foi registrado no dia 18 de agosto deste ano, quando uma queimada que começou em uma área de fazenda se espalhou rapidamente e atingiu o Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás, que é a área de preservação mais importante da cidade. Foram cinco dias de combate e mais de 30 pessoas trabalharam para conter as chamas. A Semma constatou que uma área de 6,77% do parque foi destruída, interditando a Trilha do Mirante.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Semma, Priscila Guimarães, a preservação é fundamental para a existência dos ciclos da natureza. “A gente tem o Veredas e outras áreas verdes municipais que estão sendo recuperadas. O parque foi inaugurado em 2011 e até 2016 ele queimava 100%. A partir de 2018 o local ganhou uma compensação ambiental, mas a gente ficou muitos anos sem extravasar, a água não aumentava o nível e com a preservação do local a água voltou ao seu ciclo, voltou a encher um pouco mais a bacia.”, explica ressaltando que o espaço é aberto ao público e atrai muitos visitantes por causa da beleza natural.

Em Canaã dos Carajás, a SEMMA criou a Brigada de Combate a Incêndios, que além das três equipes de atuação conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria Municipal de Obras (Semob), do ICMBio, da Associação Voluntária de Brigadistas, da Agência Canaã e das empresas Adrenalina e Aventura, Tatical Fire, Cidade Limpa, Vale, Horizonte Minerais.

 

Alerta para cuidados

A Prefeitura de Canaã dos Carajás alerta a população para tomar alguns cuidados nesse período de registro da onda de calor, especialmente com crianças, idosos e animais. Por isso, é importante evitar a exposição ao sol no período das 10h às 15h, usar filtro de proteção solar, chapéus, óculos e roupas para proteção, além de aumentar a ingestão de água para evitar quadros de desidratação.

Para evitar queimadas, a população deve tomar os seguintes cuidados:

Não realizar queimadas em hipótese alguma;

Apagar o fogo em caso de avistar algum foco de queimada;

Não jogar cigarros no chão;

Não acender fogueiras em locais inapropriados;

Manter terrenos e lotes limpos e livres de entulhos;

Denunciar queimadas à SEMMA pelo telefone (94) 99126-7492.

 

(Fabiane Barbosa - Ascom/PMCC)

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!