Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Domingo, 16 de Junho de 2024
MENU

Notícias / Mineração

Mineração de ouro no Xingu sofre queixas da ONU

Relatores apontam impactos ambientais do projeto

Mineração de ouro no Xingu sofre queixas da ONU
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Segundo reportagem feita pelo jornalista Jamil Chade, do portal UOL, o projeto de mineração de ouro da empresa canadense Belo Sun Mining foi alvo de queixas e alerta por parte de relatores da ONU. Eles apontam os impactos ambientais na região e as tentativas de “ameaças e intimidações” para com os pequenos agricultores, comunidades indígenas e ambientalistas. Documentos foram enviados para os governos do Brasil, Canadá e EUA.

Segue um trecho da carta enviada pela ONU: “A área identificada para a mina é o lar ancestral de vários povos indígenas, incluindo territórios demarcados e não demarcados, e comunidades ribeirinhas cujas vidas e o cumprimento de seus direitos estão interligados com o rio Xingu e sua saúde, inclusive como sua principal fonte de alimento.”

O projeto, chamado de Volta Grande, se encontra a apenas 20 quilômetros de distância da Usina de Belo Monte, que por sua vez fica próxima do município de Altamira, no estado do Pará.

Por anos, o projeto foi foco de diversas reclamações legais. Desde 2013, pelo menos 9 queixas, alguns autores sendo o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública do Pará, a Defensoria Pública Federal e o Ministério Público Estadual.

Fonte/Créditos: UOL/Jamil Chade

Créditos (Imagem de capa): Amazônia Real

Comentários:

Eric Vaccaro

Publicado por:

Eric Vaccaro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!