Segundo reportagem feita pelo jornalista Jamil Chade, do portal UOL, o projeto de mineração de ouro da empresa canadense Belo Sun Mining foi alvo de queixas e alerta por parte de relatores da ONU. Eles apontam os impactos ambientais na região e as tentativas de “ameaças e intimidações” para com os pequenos agricultores, comunidades indígenas e ambientalistas. Documentos foram enviados para os governos do Brasil, Canadá e EUA.
Segue um trecho da carta enviada pela ONU: “A área identificada para a mina é o lar ancestral de vários povos indígenas, incluindo territórios demarcados e não demarcados, e comunidades ribeirinhas cujas vidas e o cumprimento de seus direitos estão interligados com o rio Xingu e sua saúde, inclusive como sua principal fonte de alimento.”
O projeto, chamado de Volta Grande, se encontra a apenas 20 quilômetros de distância da Usina de Belo Monte, que por sua vez fica próxima do município de Altamira, no estado do Pará.
Por anos, o projeto foi foco de diversas reclamações legais. Desde 2013, pelo menos 9 queixas, alguns autores sendo o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública do Pará, a Defensoria Pública Federal e o Ministério Público Estadual.
Fonte/Créditos: UOL/Jamil Chade
Créditos (Imagem de capa): Amazônia Real
Comentários: