Amplamente chamada por um grupo de “a melhor prefeita do Brasil”, Josemira Gadelha precisa evoluir em alguns aspectos para chegar perto do pretencioso título. No último dia 2 de julho, foi lançado um estudo inédito que mede a qualidade de vida da população em todos os municípios do Brasil. O IPS Brasil utiliza metodologia internacional, que analisa dados oficiais de todas as cidades brasileiras, para avaliar o bem-estar da população. Todos os 5570 municípios do Brasil foram verificados.
Canaã dos Carajás, que possui proporcionalmente receita pública superior a Dubai, ocupa somente a 3326º posição no ranking nacional da qualidade de vida. O ranking é preciso, visto que não analisa questões econômicas, arrecadação, geração de emprego, mas sim o quão bem vive uma determinada nação. Quanto melhor um povo vive, mais feliz ele é.
Canaã obteve 56,91 pontos na escala do IPS Brasil. O município vai bem em fundamentos como necessidades básicas humanas (cobertura vacinal, atenção primária, mortalidade infantil, subnutrição), moradia, segurança pessoal, meio ambiente e educação superior.
Porém, tem índices comparados a países de terceiro mundo em abastecimento de água e esgoto, acesso ao conhecimento básico, Ideb no ensino fundamental e no índice de atendimento às demandas de justiça. Isso acaba puxando a nota canaense para baixo e faz o município despencar várias posições no ranking.
Mas a posição ruim no ranking brasileiro não é uma exclusividade da prefeita de Canaã. O Pará, governado por Helder Barbalho, é o estado brasileiro com pior índice no IPS Brasil, ou seja, possui a pior qualidade de vida do país. Belém, governada por Edmilson Rodrigues, é a quarta pior capital para se viver.
Chama a atenção, no entanto, a relação de Canaã com as receitas públicas. Em 2024, a previsão é uma arrecadação de R$ 2,1 bilhões. A população do município é, relativamente, pequena para tamanha receita, mas ainda assim a gestão não conseguiu levar Canaã ao topo das melhores cidades do Brasil.
Por isso, fica a dúvida sobre quais critérios o grupo de Josemira Gadelha utiliza para defini-la como “a melhor gestora do Brasil”. Fica o espaço para as respostas.
Fonte/Créditos: Josemira Gadelha, Canaã dos Carajás, IPS Brasil
Comentários: