Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Canaã dos Carajás

Melhor prefeita do Brasil? Canaã ocupa 3326º posição em ranking que mede qualidade de vida no Brasil

Estudo IPS Brasil é uma metodologia internacional inédita no Brasil, que avalia o bem-estar da população através de dados oficiais. Aclamada por muitos como “a melhor prefeita do Brasil”, Josemira gere recursos superiores a Dubai, mas Canaã não está nem entre as 3 mil melhores cidades do Brasil

Melhor prefeita do Brasil? Canaã ocupa 3326º posição em ranking que mede qualidade de vida no Brasil
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Amplamente chamada por um grupo de “a melhor prefeita do Brasil”, Josemira Gadelha precisa evoluir em alguns aspectos para chegar perto do pretencioso título. No último dia 2 de julho, foi lançado um estudo inédito que mede a qualidade de vida da população em todos os municípios do Brasil. O IPS Brasil utiliza metodologia internacional, que analisa dados oficiais de todas as cidades brasileiras, para avaliar o bem-estar da população. Todos os 5570 municípios do Brasil foram verificados.

Canaã dos Carajás, que possui proporcionalmente receita pública superior a Dubai, ocupa somente a 3326º posição no ranking nacional da qualidade de vida. O ranking é preciso, visto que não analisa questões econômicas, arrecadação, geração de emprego, mas sim o quão bem vive uma determinada nação. Quanto melhor um povo vive, mais feliz ele é.

Canaã obteve 56,91 pontos na escala do IPS Brasil. O município vai bem em fundamentos como necessidades básicas humanas (cobertura vacinal, atenção primária, mortalidade infantil, subnutrição), moradia, segurança pessoal, meio ambiente e educação superior.

Porém, tem índices comparados a países de terceiro mundo em abastecimento de água e esgoto, acesso ao conhecimento básico, Ideb no ensino fundamental e no índice de atendimento às demandas de justiça. Isso acaba puxando a nota canaense para baixo e faz o município despencar várias posições no ranking.

Mas a posição ruim no ranking brasileiro não é uma exclusividade da prefeita de Canaã. O Pará, governado por Helder Barbalho, é o estado brasileiro com pior índice no IPS Brasil, ou seja, possui a pior qualidade de vida do país. Belém, governada por Edmilson Rodrigues, é a quarta pior capital para se viver.

Chama a atenção, no entanto, a relação de Canaã com as receitas públicas. Em 2024, a previsão é uma arrecadação de R$ 2,1 bilhões. A população do município é, relativamente, pequena para tamanha receita, mas ainda assim a gestão não conseguiu levar Canaã ao topo das melhores cidades do Brasil.

Por isso, fica a dúvida sobre quais critérios o grupo de Josemira Gadelha utiliza para defini-la como “a melhor gestora do Brasil”. Fica o espaço para as respostas.

Fonte/Créditos: Josemira Gadelha, Canaã dos Carajás, IPS Brasil

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!