O nível do Rio Tocantins, que banha a cidade de Marabá, segue em alta contínua. Nesta segunda-feira (10), o rio atingiu 11,80 metros acima do leito normal. De acordo com a Defesa Civil marabaense, o rio subiu sete centímetros nas últimas 24h.
Por conta disso, 1360 famílias estão desabrigadas. Destas, 337 estão vivendo nos abrigos fornecidos pela Prefeitura de Marabá, 541 estão alojadas em casas de familiares e ainda há 147 famílias ilhadas.
Segundo dados da Prefeitura Municipal, 10 abrigos oficiais atendem as famílias atualmente. Eles ficam localizados nos seguintes locais: um em frente a Obra Kolping, outro na Avenida Sororó, ambos no núcleo Cidade Nova, um no bairro São Félix, três na Nova Marabá (Folhas 14, 31 e 32), e mais três na Marabá Pioneira, na Praça Paulo Marabá, na antiga Borges Informática e 05 de abril. Há três abrigos não oficiais, sendo dois no bairro Santa Rosa e um na Rua das Cacimbas.
Equipes da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) fazem o cadastramento das famílias desde sexta-feira (8), em todos os abrigos, para acolhimento com atendimento médico, distribuição de kits de higiene pessoal, cestas básicas, colchões e água potável.
(Com informações do site Correio de Carajás e Prefeitura de Marabá)
Comentários: