Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Geral

Itupiranga: Secretaria de Educação esclarece situação de escolas do município

Em nota enviada ao Gazeta Carajás, Semed esclareceu situação da Escola Amélio Ribeiro, sala de aula no Assentamento Potiguar e questão dos livros didáticas. Saiba mais

Itupiranga: Secretaria de Educação esclarece situação de escolas do município
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), do município de Itupiranga, procurou a redação do Gazeta Carajás para esclarecer alguns fatos publicados pelo portal no último dia 24 de abril. À ocasião, o governo municipal não se manifestou sobre os problemas citados.

Por meio de nota, a Semed esclarece a situação da Escola Amélio Ribeiro, que fica a 110 quilômetros de distância da sede de Itupiranga. De acordo com a secretaria, a escola está, sim, fechada, mas porque não há alunos em suas proximidades. Ou seja, não há demanda.

A Semed também explica que o local citado pela reportagem não é a Escola Amélio Ribeiro, mas sim uma sala localizada no Assentamento Potiguar, que fica a 10 quilômetros da escola citada. De acordo com a secretaria, a sala foi construída por iniciativa dos pais como uma maneira de garantir o acesso dos filhos à educação. Ainda segundo o órgão, 23 crianças estavam inicialmente matriculadas para frequentar a unidade, mas o número aumentou e as cadeiras acabaram não sendo suficientes para atender a demanda.

Publicidade

Em relação aos livros pedagógicos a questão dos livros pedagógicos, também citados pela reportagem, a Semed explica que recebeu recentemente livros e estes já estão sendo encaminhados para as devidas unidades escolares.

Confira abaixo, na íntegra, a nota enviada.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga, pela presente, a respeito da matéria veiculada supostamente sobre o desenvolvimento educacional da Escola Municipal Amélio Ribeiro de Souza, esclarece que a Escola Amélio Ribeiro de Souza fica localizada no PA Irapuru, a aproximadamente 110 km (cento e dez quilômetros) da sede do município. Entretanto, no momento, não existem alunos nas suas proximidades que possam garantir o seu funcionamento.

O espaço ao qual a reportagem se refere não é a Escola Amélio Ribeiro de Souza e sim uma sala localizada no Projeto de Assentamento Potiguar, localizado a cerca de 10km (dez quilômetros) da referida escola, e que foi construída por iniciativa dos próprios pais como uma maneira de garantir o acesso dos alunos à escola, sendo que a matrícula inicial foi de 23 (vinte e três) alunos e com o aumento desse número o número de carteiras disponibilizadas não foi suficiente. Ressaltando que o acesso à educação está previsto no artigo 205 da Constituição Federal.

Assim, a Diretoria de Ensino, Formação e Pesquisa da Secretaria Municipal de Educação tem dado todo o apoio e orientação necessária à sua rede.  Sendo que início do ano letivo tivemos ação formativa para toda a Rede com orientações acerca das questões de planejamento e diretrizes para o ano de letivo de 2023 e, posteriormente, houve ida à escola polo da qual a Escola Amélio Ribeiro de Souza faz parte e, consequentemente a referida sala de aula também, onde pautamos as orientações especificas relacionadas ao aspecto pedagógico (diagnóstico inicial, planejamento, projeto apoio pedagógico e etc).

Em relação aos livros didáticos informamos que a Diretoria de Ensino, Formação e Pesquisa da Secretaria Municipal de Educação recebeu recentemente livros didáticos que estão sendo organizados para serem encaminhados às devidas unidades escolares.  

Por fim ressaltamos o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga com todos os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, motivo pelo qual vem dando suporte necessário ao atendimento educacional dos alunos.

Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga

 

Comentários:

Kleysykennyson Carneiro

Publicado por:

Kleysykennyson Carneiro

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!