O município de Itupiranga tem índices de bem-estar social e desenvolvimento humano comparáveis a países de terceiro mundo. É o que mostra o Estudo IPS Brasil, um levantamento inédito que usa metodologia internacional para analisar dados oficiais de todas as cidades do país. O objetivo é um só: medir o quão bem a população brasileira vive.
Itupiranga, governada pelo prefeito Benjamin Tasca e seu grupo há 30 anos, possui nota 48,98 na escala IPS. O município está entre os 250 piores do Brasil no levantamento, ocupando a posição número 5352 de 5570.
A gestão de Itupiranga é catastrófica nos quesitos educação, água e saneamento básico. Entre os piores aspectos, abandono do ensino fundamental e médio, evasão do ensino médio, distorção idade-série, IDEB e abastecimento de água. O município também vai muito mal no acesso à informação e comunicação, cuidados com meio ambiente e cobertura vacinal.
Veja aqui o scorecard completo do município de Itupiranga.
Apesar dos números desastrosos, Benjamin Tasca busca mais uma reeleição em 2024. O prefeito e o seu grupo articulam sua pré-candidatura e, caso for eleito em outubro, estará no poder pela sexta vez – um fato inédito na região.
A gestão poderia até tentar justificar a triste colocação no ranking alegando falta de recursos. No entanto, o mesmo Estudo IPS coloca Itupiranga entre os 3700 municípios com maior PIB per capita do Brasil. Ou seja, bem acima da colocação de sua colocação em bem-estar social e desenvolvimento humano.
Comentários: