Os empreendedores de Conceição do Araguaia terão aulas de Marketing e Vendas na próxima capacitação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), ação da Horizonte Minerals em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) por meio da iniciativa REDES.
Os cursos voltados a empreendedores ocorrem entre os dias 16 e 17 de maio para quatro turmas. Já as capacitações para os participantes do Programa de Desenvolvimento do Turismo, integrado às ações do PDF, serão nos dias 22 e 25 de maio, direcionadas a profissionais de hotéis, bares e restaurantes.
A programação de maio também conta com a rodada de negócios, no formato presencial em Conceição do Araguaia, conduzida pela FIEPA. Participam da atividade as empresas contratadas da Horizonte Minerals e fornecedores locais a fim de facilitar contatos entre o time de compras e vendas e desses empreendimentos
O Diretor de Suprimentos da Horizonte Minerals, Pedro Nicolau, avalia que a formação continuada para os empreendedores ajuda a consolidar uma cultura de negócios na cidade. “Quanto mais se aprende, mais é possível se aprimorar. Esse movimento, que parece ser apenas individual, quando o pequeno empresário busca essa capacitação, na verdade, tem um impacto coletivo muito significativo”, afirma. Com estes cursos, já são cinco oficinas que aumentam o leque de conhecimento dos empresários locais a partir da experiência da REDES/FIEPA.
Em junho, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores promoverá os cursos “+Digital” e certificação de empresas. Já os participantes das atividades para fortalecimento do turismo terão oficinas de capacitação para agência de viagem, mobilidade urbana e atendimento geral para funcionários de rodoviária. Mais informações sobre as atividades voltadas aos empreendedores podem ser acessadas com o consultor técnico da FIEPA, Raphael Braga, pelo telefone (94) 99186-8989, pelo e-mail redes.raphael@fiepa.org.br, ou pessoalmente, no escritório da FIEPA, na Avenida JK, 3657, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 18h.
Como parte do processo de seleção para o PDF, os participantes passaram por avaliação presencial e tiveram seus empreendimentos visitados por consultores do programa. Ao todo, o PDF irá selecionar 90 empresas para participar das capacitações e também das mentorias, que servem para acompanhar a aplicação de metodologias e avaliar a efetividade da absorção e aplicação dos conteúdos. Os certificados serão entregues ao final dos cursos.
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
O principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é fornecer conhecimento e ferramentas de gestão para empreendedores locais, que proporcionem melhor desempenho em suas atividades produtivas, além de fomentar novas oportunidades de negócios. A parceria foca na sustentabilidade econômica, a fim de garantir um relacionamento baseado em excelência e troca de experiências entre empresas e fornecedores locais. Dessa forma, as empresas da região estarão mais preparadas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto Araguaia e por outras iniciativas.
Além das capacitações e da assessoria de negócios, estão previstas atividades que incluem o mapeamento de demandas, divulgação sobre o processo de cadastramento, contratação e avaliação de fornecedores e mentoria. A parceria deve promover, ainda, rodadas de negócios presenciais e on-line e ações para fortalecer associações e cooperativas da região do Projeto Araguaia.
Projeto Araguaia e sua capacidade de produção
Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão de início de operação é no primeiro trimestre de 2024. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. O cronograma de construção segue avançado, com mais de 50% das obras concluídas e dentro dos prazos estabelecidos.
Sobre a Horizonte Minerals
A Horizonte Minerals plc (AIM & TSX: HZM) está desenvolvendo dois projetos Classe 1, 100% de sua propriedade no Estado do Pará: o Projeto Araguaia Níquel e o Projeto Vermelho de Níquel e Cobalto. Ambos de grande escala, alto teor de níquel, baixo custo, baixa emissão de carbono e escaláveis. O Projeto Araguaia está em construção, com o primeiro metal previsto para o início de 2024. Quando estiver com as Linhas 1 e 2 em fase de produção, produzirá 29.000 toneladas de níquel por ano. Projeto Vermelho está em fase de estudo de viabilidade e deve produzir 24.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano para abastecer o mercado de baterias de veículos elétricos. O perfil de produção da Horizonte Minerals a curto prazo, considerando os dois projetos, de mais de 60.000 toneladas de níquel por ano, posiciona a Empresa como uma produtora de níquel relevante globalmente. Os três principais acionistas da Horizonte são La Mancha Investments S.à r.l., Glencore plc e Orion Resource Partners LLP.
Sobre a REDES-FIEPA
A REDES-FIEPA é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) que atua na promoção da sustentabilidade econômica na cadeia produtiva paraense. Criada no ano 2000, a REDES é indutora de negócios entre os projetos industriais instalados, em ampliação ou em instalação no Pará e os fornecedores paraenses. A iniciativa contribui para o aumento do volume de negócios do Estado e, indiretamente, com a geração de emprego e renda e arrecadação de tributos. Há 70 anos, a Federação das Indústrias do Estado do Pará atua na história da instalação do setor produtivo paraense, busca atender desde a expansão da indústria até a instalação e o bem-estar dos trabalhadores industriais.
Comentários: