Conforme divulgado em primeira mão pelo Radar do Poder de hoje (11), Eider Gomes está filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e vai concorrer às eleições do ano que vem pelo partido. A informação foi confirmada por fontes e mexe com as estruturas políticas do município de Itupiranga.
Eider chega ao MDB por meio de um convite do presidente do partido em Itupiranga, José Milesi, ex-prefeito municipal e grande liderança política do estado. A articulação de Milesi mudou totalmente o cenário político no município.
Em 2020, Benjamin Tasca, atual prefeito, venceu Eider nas urnas por menos de 900 votos. Na ocasião, no entanto, Benjamin teve apoio de Helder Barbalho, liderança máxima do MDB no Pará e uma das maiores do Brasil. Com Eider como candidato pelo Movimento, Benjamin não terá mais o forte apoio de Helder.
Além de perder força política, Benjamin vem amargando impopularidade em Itupiranga. Antes absoluto na zona rural, o prefeito sofre rejeição nos distritos de Cajazeiras e Cruzeiro do Sul. Um banho de água fria para quem pretendia ser eleito prefeito pela sexta vez.
Analistas políticos de Itupiranga apontam que Eider é o favorito na disputa. Além do apreço popular e do apoio em massa do MDB, o político terá o apoio de dois ex-prefeitos na disputa: Zé Milesi e Adécimo Gomes, que é seu irmão.
Comentários: