Importante município do sul e sudeste do Pará, Dom Eliseu já respira as Eleições de 2024. No complexo tabuleiro de xadrez disposto na cidade, três peças se movimentam com destaque e devem decidir o pleito do próximo ano entre si. Trata-se do vereador Edilson do Koliseu (PSD), do atual prefeito Silon Gama (PSDB) e dos ex-prefeitos Ayeso Gaston (PDT) e Joaquim Nogueira (MDB).
Edilson, na verdade, entrou na disputa há pouco tempo. O parlamentar começou a se destacar em discursos inflamados na tribuna contra o atual governo. No último dia 6 de setembro, o presidente da Casa de Leis abriu o verbo e declarou: “Por isso, hoje declaro nessa po**a: sou pré-candidato a prefeito de Dom Eliseu. E não abro nem para um trem. Serei o melhor prefeito da história dessa cidade.”
O parlamentar tem um grupo forte. O popular Ronaldo Cabelereiro é o pré-candidato a vice e há ainda outras tantas lideranças políticas aderindo à sua pré-campanha. Populares de Dom Eliseu aplaudiram a iniciativa do vereador por meio das redes sociais.
No entanto, o vereador vai precisar furar uma bolha existente no município. Desde 2008, Silon, Gaston e Joaquim Nogueira se revezam no poder e são os favoritos na disputa.
Em 2008, Joaquim foi eleito prefeito.
Em 2012, conseguiu ser reeleito, com Gaston em segundo lugar.
Em 2016, Gaston foi eleito e Silon ficou em segundo.
Em 2020, os três estiveram na disputa e Silon levou a melhor sobre os dois.
Os três são ainda os mais fortes nomes na disputa. Silon, inclusive, é o favorito por ter a máquina na mão, mas tem um governo bastante criticado.
Gaston segue trabalhando para voltar ao poder e Joaquim, que deve ter apoio do governador Helder Barbalho, obteve quase 5 mil votos para deputado estadual em 2022 dentro do município.
A disputa está aberta em Dom Eliseu. Edilson, evidentemente, tem o caminho mais difícil a percorrer, mas se conseguir aliar seu carisma a uma estratégia eficiente de pré-campanha e campanha pode surpreender os poderosos na disputa.
Comentários: