O que o número 659 da Rua da Torre, Centro de Canaã dos Carajás tem em comum com a periferia de Belém, mais especificamente o bairro da Pedreira?
Separadas por 780 quilômetros, as duas localidades fazem parte da história de vida de um dos mais importantes advogados de Canaã dos Carajás – Diogo Cunha Pereira.
Nascido em Belém e criado na Pedreira, o menino Diogo se encantou pelas leis muito cedo e decidiu logo que se tornaria especialista delas. Sempre em escola pública, o jovem focou nos estudos e o destino lhe reservou uma agradável surpresa: uma bolsa integral para o curso de seus sonhos em uma das mais renomados universidades da capital paraense.
Formado, o agora doutor em leis começou a trabalhar com o que sempre quis e logo conseguiu se destacar em uma das áreas mais complexas da advocacia: o direito público.
Respeitado e influente, o jurista abriu escritório na Rua da Torre, número 659, no Centro de Canaã. A história do menino pobre da Pedreira, em Belém, parece ter tido um final feliz. No entanto, conversando com o doutor Diogo Pereira, a impressão que fica é que essa história parece bem longe de um final.
Aos 36 anos e uma experiência de 12 anos na advocacia, Diogo é referência no trabalho em torno de licitações e tem clientes das mais diversas áreas. Sem querer entrar em uma zona de conforto, o jurista tem democratizado o que sabe e aproveitado suas movimentadas redes sociais para expandir o escritório da Rua da Torre para um ambiente virtual. É por lá que ele mantém um canal com seus seguidores, onde tira dúvidas, dá dicas e facilita o entendimento do complicado juridiquês.
Casado e pai de uma menina, dr. Diogo falou ao Gazeta Carajás sobre sua trajetória, planos para o futuro, desafios da profissão e até sobre política. Para ele, a prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, sua colega de profissão, faz um trabalho magnífico no município. O jurista diz ainda acreditar que Canaã é, sim, a cidade do futuro.
Laureado em 2022 com o prêmio Law Awards pelo Brazil Quality Summit, mais importante reconhecimento empresarial do Brasil, Dr. Diogo também falou sobre a expansão de seu escritório e de serviços ofertados.
Questionado sobre as intenções de ingressar na política futuramente, dr. Diogo não fugiu da pergunta e deixou claro que seu foco é a advocacia, mas não descarta a possibilidade caso enxergue necessidade no futuro.
Sobre o seu papel como cidadão, ele diz que espera retribuir para a sociedade todas as suas conquistas e destacou o trabalho do seu instituto, que fornece atendimentos jurídicos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
Confira a entrevista na íntegra.
Gazeta Carajás: Dr., me fale um pouco sobre sua história? Onde o senhor nasceu, onde viveu?
Diogo: Eu nasci em Belém do Pará, cresci na periferia, no bairro da Pedreira. Estudei em escola pública basicamente minha vida inteira, entrei na faculdade com 17 anos, devido uma bolsa integral. Comecei estudar direito com 17 anos e me formei em 2009.
GC: Por que o senhor escolheu cursar direito? Há quantos anos o senhor advoga?
D: Eu sempre gostei de direito, da questão de legislação, sempre foi uma coisa que me intrigava bastante. Inclusive, quando escolhi direito não foi uma coisa bem aceita pelos meus pais, mas depois aceitaram. Foi algo que realmente sempre tive comigo, sempre gostei dessa área. Eu comecei a advogar em 2011.
GC: Qual é a sua história com Canaã? Quando o senhor chegou aqui e por que escolheu essa cidade?
D: Eu vim para Canaã na época por convite do diretor geral do Saae pra ser pregoeiro. Na verdade, eu era pregoeiro em Parauapebas e lá conheci algumas pessoas, políticos, empresários e, através de uma indicação de um empresário que conheci em Parauapebas, o diretor do SAAE aqui de Canaã me convidou para cá.
GC: Dr., o senhor é pós-graduado em direito público, correto? Hoje essa é sua principal área de atuação?
D: Sim, nosso escritório tem o foco em direito público, com ênfase nessa questão de licitações, que é uma área em que trabalho desde 2005. E é uma área que é o nosso foco, embora hoje a gente esteja com uma ideia de expansão das áreas que vamos atuar. Então, a gente já tem aqui direito tributário, trabalhista, direito de família, dentre outros advogados que são especializados em outras áreas.
GC: Dr, fale um pouco sobre o seu trabalho com licitações e direito administrativo.
D: O meu trabalho começou, como eu disse, em 2005 nessa área de licitações. Eu comecei a trabalhar na comissão de licitações em Igarapé-Açu. Lá eu comecei a ter familiaridade com essa área e a estudar bem. Trabalhando nessa área eu consegui pegar prática, e durante esses anos, que já são quase 20, eu fui me aperfeiçoando na área.
GC: Qual sua maior conquista como advogado, em sua carreira?
D: Hoje minha conquista maior é essa questão da gente firmar a sede aqui em Canaã. Nós temos hoje nossa sede própria do escritório, vários advogados associados. A nossa sede inicialmente era em Belém, e aí nós transferimos ela para Canaã em 2021 e aqui eu quero firmar mesmo a sede do escritório. Mesmo que a gente tenha outras filiais na capital, eu tenho o sonho de manter a nossa sede aqui nessa cidade, porque é uma cidade próspera e foi a cidade que a gente conseguiu se desenvolver.
GC: Fale um pouco sobre o prêmio que o senhor recebeu em 2022, o Law Awards…Qual a importância deste em sua carreira?
D: Então, foi muito significativo pra gente ter esse reconhecimento em São Paulo, em 2022. Fomos indicados para receber essa premiação, é uma premiação que dá uma visibilidade muito grande, inclusive uma visibilidade internacional. Nós já chegamos a receber outros contatos de outras empresas que já visualizam nosso escritório até em âmbito internacional, então esses reconhecimentos são muito importantes para a gente.
GC: Dr., o senhor enxerga Canaã como a cidade do futuro?
D: Sim, na verdade Canaã é a cidade que hoje eu vejo ter maior desenvolvimento no Brasil, é a cidade do futuro, é a cidade onde justamente a gente quer firmar a nossa sede, a gente pretende expandir os nossos serviços partindo daqui. Mesmo com todos os reconhecimentos que a gente tenha, a gente vai manter nossa sede aqui em Canaã, porque a gente vê que é uma cidade muito promissora, muito próspera e com pessoas que acolheram a gente muito bem.
GC: Qual sua visão sobre a política local? O senhor acredita que a atual prefeita está fazendo um bom trabalho? Ela é sua colega de profissão, inclusive.
D: Sim, logo quando cheguei em Canaã eu não conhecia a doutora Josemira, na época presidente da OAB, mas não cheguei a ter contato com ela, não a conhecia. Fui conhecê-la quando ela lançou sua candidatura a prefeita, e eu fiquei muito surpreso porque a gestão dela é magnífica, principalmente por se preocupar com as pessoas. Ela se preocupa não só com a política na questão do desenvolvimento econômico, mas também no desenvolvimento social. Ela se preocupa com as pessoas e não é à toa que hoje o governo dela está com quase 80% de aprovação. Então, eu vejo que é uma gestão muito boa, de excelente pra cima.
GC: E qual é a sua relação com a política? O senhor tem pretensões de ingressar neste meio nos próximos anos?
D: Eu sempre tive muito contato com políticos por conta da minha profissão e da área em que atuo, mas eu nunca tive uma pretensão política de candidatura. Já participei de algumas eleições dando apoio nessa questão jurídica para alguns amigos, mas me candidatar não tenho pretensão, a não ser que seja necessário, mas nunca passou pela minha cabeça. Eu acho um pouco cansativo e meu foco hoje é o meu escritório e minhas questões profissionais mesmo, baseado no que eu sei fazer, que é advogar.
GC: Dr., percebi que o senhor está aproveitando suas redes sociais para estreitar laços com a comunidade, tirar dúvidas, etc. Qual é o objetivo deste trabalho?
D: A ideia é justamente a expansão do escritório, captação de clientes e aumentar nossa área de atuação. É justamente estar mais próximo das pessoas e apresentar o nosso escritório, nossa estrutura para que as pessoas tenham acesso e saibam quem a gente é e onde a gente tá agora nesse momento. E a gente tá conseguindo ser notado pela população e, na verdade, nosso objetivo é esse mesmo, começar a ser notado e expandir as nossas áreas de atuação e expandir com nossos clientes.
GC: O que a sociedade de Canaã dos Carajás pode esperar do dr. Diogo Pereira enquanto jurista, enquanto cidadão?
D: Eu tenho muita força de vontade e meu objetivo maior hoje é poder devolver pra sociedade tudo que eu já tive de bom. Hoje, além do escritório, a gente tá trabalhando nosso instituto, que foca em ações sociais e nosso escritório dá apoio com atendimentos jurídicos gratuitos, inclusive para mulheres em situação de vulnerabilidade social. Então, a sociedade de Canaã pode esperar muita coisa positiva não só do Diogo Pereira, mas do nosso escritório e de todos os nossos colaboradores.
GC: Qual a sua mensagem de fim de ano para Canaã?
D: Eu desejo para toda população de Canaã um feliz Natal, um próspero ano novo, que venham muitas coisas boas e positivas. Que a nossa cidade continue sendo acolhedora, uma cidade boa para se morar, e muito receptiva.
Fonte/Créditos: Reportagem: Kleyskennyson Carneiro e Nayane Pacheco
Comentários: