Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
MENU

Notícias / Canaã dos Carajás

Doze escolas de Canaã estão irregulares quanto à segurança contra incêndios

Ministério Público do Pará deu 30 dias para que Prefeitura e Secretaria de Educação informem um cronograma com as providências necessárias para obtenção de laudos e alvarás

Doze escolas de Canaã estão irregulares quanto à segurança contra incêndios
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No último dia 28 de agosto, o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do 1º promotor de Justiça de Canaã dos Carajás, Emerson Oliveira, e da Promotora de Justiça Substituta Jordana Dourado, expediu uma recomendação ao município para que sejam adotadas medidas urgentes visando à regularização de 12 unidades escolares quanto à segurança contra incêndios.

A recomendação, direcionada à Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás e à Secretaria Municipal de Educação, estabelece o prazo de 30 dias para que o Município informe ao MPPA um cronograma com as providências necessárias para a obtenção definitiva dos laudos e alvarás de funcionamento. Entre as exigências está a instalação de sistemas de combate a incêndio, conforme as especificações técnicas da Instrução Técnica IT01/2019 do Corpo de Bombeiros Militares do Pará.

Além disso, o MPPA orienta que o município adote outras medidas, incluindo a coordenação de esforços para agilizar a emissão dos laudos do Corpo de Bombeiros para todas as escolas em situação irregular e o acompanhamento da tramitação dos processos necessários para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

O MPPA também determinou que, no prazo de 60 dias, a Prefeitura apresente um relatório detalhado com as medidas administrativas adotadas para regularizar a situação das 12 unidades escolares mencionadas nas páginas 126 e 127 do processo, que ainda não possuem o AVCB e os laudos respectivos. A recomendação prevê a promoção das adaptações e obras necessárias para garantir a segurança das edificações.

Em caso de descumprimento da recomendação, o Ministério Público adverte que poderão ser adotadas medidas judiciais cabíveis, visando à responsabilização dos gestores e servidores envolvidos em eventual omissão, bem como a exigência do cumprimento das obrigações especificadas no documento.

Assessoria de Comunicação

Comentários:

Redação

Publicado por:

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!