Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

MENU

Notícias / Canaã dos Carajás

Contra a dengue, poder público coleta pneus velhos

Objetivo é dar correto destino aos pneus e evitar proliferação do mosquito. Cerca de 4 mil pneus foram recolhidos

Contra a dengue, poder público coleta pneus velhos
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Para reforçar os cuidados com a diminuição de casos de dengue no município, o poder público municipal de Canaã realizou uma coleta de pneus na última sexta-feira (24), no estacionamento externo do Centro Administrativo de Canaã dos Carajás.

A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde e que contou com o apoio de outras secretarias, atingiu o número aproximado de 4.000 pneus, vindos de diversos estabelecimentos e lares da cidade.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Priscila Martins, alertou para a situação crítica de alguns bairros da cidade em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Na nossa cidade, existem áreas com um número elevado de pessoas doentes por doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya. É fundamental que a população redobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e garantir a saúde de todos.”, afirmou.

Publicidade

O poder público deu início as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no início do mês de fevereiro, realizando um trabalho para orientar a população sobre a importância dos cuidados preventivos diante dos riscos das doenças, principalmente com os casos de dengue, muito comuns durante o período de chuvas.

O período conhecido com Inverno Amazônico, que chega em dezembro e vai até entorno de maio, registra os ciclos mais intensos de chuva nas cidades da região amazônica. Essa fase traz o momento propício para o aumento dos casos de proliferação de vírus.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Douglas Pacheco, destaca a importância de todos estarem envolvidos para combater a dengue. “O nosso objetivo é prevenir as doenças por meio do combate ao mosquito vetor Aedes aegypti. É nesta conjuntura que entram os profissionais da saúde, servidores públicos e população em geral. Por meio de ações de promoção e prevenção, iremos combater a dengue.”, enfatizou.

Confira algumas orientações para combater o mosquito Aedes aegypti:

– Certificar-se de que caixas d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;

– Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que possa gerar acúmulo de água nas calhas;

– Guardar pneus em locais cobertos;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;

– Limpar e retirar o acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;

– Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;

– Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de um agente de saúde para aplicação do larvicida;

– Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;

– Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada ao consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de um agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.

Fonte/Créditos: Beatriz Gayoso - Ascom/PMCC

Créditos (Imagem de capa): Diego Barbosa

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!