Gazeta Carajás - O genuíno portal de notícias do sul e sudeste do Pará

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024
MENU

Notícias / Política

Comunidades da zona rural de Canaã dos Carajás são beneficiadas com mais 16,5 km de asfalto

Na VE-03 foram inaugurados 6 km e assinada a Ordem de Serviço para a implantação de mais 4 km e na VS-45 a obra será de 6,5 km de pavimentação

Comunidades da zona rural de Canaã dos Carajás são beneficiadas com mais 16,5 km de asfalto
A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A chegada do asfalto na VE-03 representa uma conquista para a comunidade dessa região. “A gente fica até emocionado porque eu cheguei aqui em 1985, ainda era Cedere 2. A gente passou muita calamidade, eu morava pra lá do [Rio] Plaque, não tinha nem ponte. E hoje para a gente ver o desenvolvimento, a gente fica muito feliz. Nós já passamos tudo e vencemos, né? E agora para frente vai ser melhor.”, avaliou Vilmarina Maria da Penha, uma das moradoras pioneiras.

Durante a inauguração a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Obras, entregou à população mais 3 km de asfalto, – totalizando 6 km já executados –, a eletrificação de média e alta tensão para mais de 20 famílias e assinou a Ordem de Serviço para a realização de mais uma etapa de 4 km de pavimentação.

O evento foi marcado pelo entusiasmo da comunidade em receber os benefícios. “Mudou muita coisa. A energia caía e aí passava dois, três dias, nós perdíamos tudo que tinha na geladeira. E aí, a gente falava com os prefeitos, mas a energia nunca tinha chegado. Aí quando foi esse ano, a energia chegou. Muito boa, muito maravilhosa, todo mundo tá feliz. Como eu mexo na lavoura, eu faço farinha, mas não tinha jeito de ligar o motor porque a energia não garantia. E agora nós temos muito que agradecer a prefeita Josemira.”, ressaltou Maria Valdeci Rita, moradora da região.

Publicidade

Outro que comemorou foi o produtor rural, Alessandro Polastrini. “Pra gente é um momento de muita felicidade porque há mais de 30 anos que a gente mora aqui na região e a gente usa esse acesso pra Cana dos Carajás, que no tempo do inverno era muita lama. No tempo do verão, muita poeira. E é um progresso chegando pra gente.”.

Assinatura de Ordem de Serviço para asfaltamento da VS-45

Drenagem, terraplanagem e 6,5 km de asfalto com sinalização fazem parte da infraestrutura que será executada na VS-45. A assinatura da Ordem de Serviço foi recebida com muita alegria pela comunidade. “Isso é um privilégio muito grande, é um sonho que a gente alcançou do Senhor, de receber nessa de manhã, vocês todos aqui na minha casa e fazendo essa festividade com muita fé e confiança. Eu chorei de emoção, de alegria, e isso vai ficar na memória né? E eu creio que muito breve nós vamos fazer outra [festa] maior!”, disse a moradora Ruth Ferreira de Lima, planejando comemorar futuramente a inauguração do asfalto.

A localidade fica na Vila Planalto, uma das mais antigas da zona rural e que fica logo na entrada de Canaã dos Carajás. Moradora há 40 anos, Maria Diva da Costa participou do momento confiante de finalmente ver a espera acabar. “Promessa aqui era demais, mas dessa vez nós estamos confiando e eu sei que vai melhorar, que dessa vez vai vingar!”.

Outro que comemorou a chegada do asfalto foi Antônio Santana Costa, que é morador há mais de 15 anos na região. “Vai melhorar muita coisa, até o tráfego de carro e a benfeitoria também do asfalto, poeira não vai ter mais e isso vai ser uma bênção pra nós todos aqui da Vicinal.”.

Ambos os eventos foram realizados no sábado (25) e contaram a presença significativa das comunidades e de autoridades do município.

Texto: Fabiane Barbosa

Comentários:

Redação

Publicado por:0

Redação

Redação

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!