O ano de 2024 trouxe consigo uma triste estatística para o município de Canaã dos Carajás. Os casos de estupro cresceram 50% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior. Considerando os casos de estupro, este é o início de ano mais violento dos últimos 14 anos em Canaã.
Os dados são do Portal da Transparência da Polícia Civil do Pará e mostram que as crianças e adolescentes são as principais vítimas deste bárbaro crime. Em janeiro, fevereiro e março, foram 15 estupros registrados – 11 destes contra menores de idade. No mesmo período em 2023, 10 estupros foram registrados – todos contra menores.
Os dados da Polícia Civil mostram que o crime ocorre principalmente dentro de residências. Em 2024, 11 crimes foram registrados em casa, dois em vias públicas e dois, pasmem, dentro de instituições de ensino.
Os principais autores da barbaridade são padrastos – que têm a autoria de 30% dos crimes. Vizinhos também são vilões – representam 26% dos autores. Tios, amigos e desconhecidos completam o quadro de criminosos.
É fundamental que toda a sociedade contribua para a redução destes crimes. Como? Denunciando. Para denunciar, disque 181 e entre em contato com a Polícia Civil do Pará.
Comentários: